Dia do Vinil: As cinco capas mais famosas de todos os tempos

Com a chegada das novas tecnologias de mídia, como o CD no começo dos anos 90, o LP (Long Play) foi se tornando obsoleto e deixado de lado por um bom tempo pelos consumidores. Mas como tudo que é clássico traz boas lembranças, o “artefato” voltou a ser o queridinho entre amantes da boa música e colecionadores. Confira à seguir as cinco capas de discos de vinil mais famosas de todos os tempos.

 

  1. Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, The Beatles (1967)
RTEmagicC_SgtPeppersLonelyHeartsClubBandSgtPeppersLonelyHeartsClub.png

No centro da imagem estão John, Ringo, Paul e George, devidamente caracterizados como sargentos

Lançado no final dos anos 60, o oitavo álbum de estúdio dos Beatles se tornou um ícone da música por ser inovador no âmbito artístico. Idealizada por Paul McCartney, a obra traz inúmeras referências, entre elas, a ideia de que a banda adotaria outro nome e os integrantes se passariam por “sargentos”, estando rodeados de pessoas influentes, como Marilyn Monroe e Bob Dylan.  A fotografia é de Michael Cooper e o resultado final da capa ficou por conta de Peter Blake. Vale lembrar que em junho deste ano, o disco completa 50 anos.

 

2. Abbey Road, Beatles (1969)

original_1

Na imagem, George, Paul, Ringo e Lennon são clicados para a capa do álbum.

 Impossível falar do quarteto britânico sem mencionar a capa de Abbey Road, talvez um dos trabalhos mais icônicos da banda e que foi reproduzido inúmeras vezes, por outros artistas e bandas de rock . Outro fato curioso é que a foto é uma homenagem ao estúdio e a rua, do bairro londrino, que levam o mesmo nome. A missão de produzir a imagem foi dada à Iain Macmillan, amigo dos músicos.

3. The Dark Side Of The Moon, Pink Floyd (1973)

RTEmagicC_DarkSideoftheMoon.png

A arte da capa foi assinada por Storm Thorgerson, em 1973, e faz referência à um prisma, figura geométrica. A intenção era que as pessoas “refletissem” mais sobre o que ouviam

Anos mais tarde, em meados de 1973, a banda de rock progressivo Pink Floyd, lançou um de seus álbuns mais emblemáticos da carreira. A arte da capa é assinada por Storm Thorgerson e retrata a proposta que os integrantes queriam passar na época: as músicas escritas por eles não eram simplesmente “algo comercial”. A intenção era que as pessoas refletissem sobre o que ouviam. O responsável por sugerir esta ideia foi o tecladista Richard Wright.

 

4. Aladdin Sane, David Bowie (1973)

RTEmagicC_david-bowie-2.png

Com os cabelos tingidos de vermelho e um raio que cobria o rosto, Bowie encarnou seu alter-ego, Aladdin Sane, para a sessão de fotos

Quando pensamos em Bowie, a primeira palavra que nos veem à mente é: “camaleão”. Certo? Ao longo da carreira, o cantor já teve inúmeros estilos. Mas, o mais marcante, sem dúvidas é o look que estampa a capa de seu sexto álbum de estúdio: cabelos tingidos de vermelho, estilo glam, com uma pitada de atitude punk-rock. E o raio que cobre o rosto de Bowie representa a dualidade dos sentimentos do artista. Ora polêmico e ousado, ora romântico. A fotografia foi feita por Brian Duffy.

 

5. Nevermind, Nirvana (1991)

Nevermind

O bebê, imortalizado na capa de “Nevermind” é Spencer Elden, hoje com 25 anos.

A capa de, “Nervemind”,  segundo álbum de estúdio lançado pelo Nirvana, até hoje é considerada um clássico entre os fãs da banda. O bebê que nada pelado, submerso em uma piscina, atrás da nota de um dólar, é Spencer Elden, hoje com 25 anos. O rapaz é filho de um casal de amigos de Kirk Weddle, o fotógrafo responsável pela cena. No aniversário de 10 anos do disco, a revista Rolling Stone, recriou a imagem com o protagonista original, mas com uma nota de US$10.

Anúncios
Esse post foi publicado em Especiais e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s