Os álbuns do Queen nos anos 1970 #1

img_7928

Começo hoje uma série de posts com uma análise de capas de discos da década de 1970, e desta vez, escolhi falar sobre o Queen. Ao longo de 45 anos de história, a banda sempre apostou no inusitado e acertou. Do minimalista à arte cheia de pompa, cada LP guarda inúmeras histórias.

 “Queen” (1973): O primeiro álbum do Queen marcou a estreia do quarteto no cenário musical. O som da banda demonstrava ser totalmente “cru”, “agressivo”, mais voltado ao hard rock. Seguindo nessa linha, a capa, desenhada por Freddie, o designer do grupo, apresenta um homem, que segura o microfone, no que parece ser o palco de um show. Não há nenhum significado concreto para isso, cabe à cada um interpretar da maneira que quiser.

queen-front

“Queen II” (1974): Um pouco mais maduros, os integrantes resolveram ousar mais e em parceria com o renomado fotógrafo Mick Rock, desenvolveram um conceito muito interessante e que faz jus à grandeza da banda. A imagem onde Freddie aparece em uma pose “funérea” foi baseada em uma fotografia de Marlene Dietrich. Dizem também que foi inspirada no álbum “With The Beatles”, dos Beatles em 1963. A obra foi dividida em dois lados. O lado preto representa o obscuro e a agressividade, características que também se refletem nas canções da banda.

Queen_-_Queen_II-1920x1920.jpg

queen-queen-ii3

Já o lado branco, representa a pureza, o poder, a realeza. Consequentemente, as músicas apresentam-se mais suaves e melódicas.

“Sheer Heart Attack” (1974): O terceiro álbum, produzido por Roy Thomas Baker e distribuído pela EMI no Reino Unido trazia um canção que se tornaria um dos primeiros singles de sucesso da banda: “Killer Queen”. Desviando da sonoridade mais agressiva dos dois primeiros trabalhos, o Queen aposta agora em faixas de rock mais convencionais e que seriam facilmente comercializadas no mercado fonográfico. Para a capa, mais uma vez, os rapazes contaram com a genialidade de Mick Rock, que decidiu criar uma cena descontraída entre os colegas, para que eles se sentissem bem à vontade, mas sempre com uma pitada de atitude. A imagem mostra Roger, Brian, John e Freddie deitados no chão, um no colo do outro, suados e sujos.

lp-queen-sheer-heart-attack-vinil-raro-d_nq_np_792601-mlb20361216602_072015-f

Obs: Como o post ficaria muito longo, deixei para fazer uma segunda parte da análise.

Anúncios
Esse post foi publicado em Especiais e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s